Iniciei a prática do Aikido no Instituto Makoto em 2011, mas o meu primeiro contato ocorrera quando contava com 13 anos. Naquela época, não tive a maturidade e discernimento necessários para entender a grandeza do Aikido. Tempos depois, iniciei a prática do Aikido no Instituto Makoto, local onde fui fraternalmente acolhido. No Instituto, além da ênfase na prática das técnicas, lançam-se holofotes também na convivência respeitosa e amizade profícua. O Aikido, assim, é visto como ferramenta de transformação de toda a vida, é dizer, um caminho escolhido para ser trilhado com coragem e dignidade, e que impacta diretamente em todos os aspectos da vida.
Percebi, com a prática do Aikido, uma melhora de vida que vai muito além do aspecto físico ("saúde e defesa pessoal"), alcançando ainda o desenvolvimento de capacidades de convivência, de interação social e evolução pessoal.
O ano de 2017 me trouxe uma grande alegria, somada a uma excelsa missão: tornei-me faixa preta. Ciente de que a jornada é perene, continuo a prática do Aikido buscando sempre auxiliar não só o Instituto mas também cada integrante individualmente."
Certificado de Shodan (1º Dan) nº 176763, comprovando que Maxwell Lima é um Yudansha (Faixa-Preta) da AIKIKAI FOUNDATION, AIKIDO WORLD HEADQUARTERS(Hombu Dojo-Japão).