O Primeiro Instituto Familiar de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

Lara Santana Rodrigues - Yudansha Makoto (Shodan)


No começo do meu curso universitário, em 2012, comecei a ver a necessidade de aprender defesa pessoal e também de praticar uma atividade física, então comecei a pesquisar sobre artes marciais. Acabei conhecendo o Aikido através do um primo e de um amigo que já praticavam no instituto makoto, que hoje também são yudanshas. 

Ao começar minha prática, esperava apenas aprender a me defender, mas, além disso, criei laços de amizade, reduzi minha ansiedade e reforcei a disciplina. Através do Instituto Makoto, me apaixonei pelo aikido e me mantenho praticando para aprimorar minha técnica e meu entendimento da filosofia desta arte marcial.

Com os Senseis, Senpais e Kohais, aprendi que é possível praticar com seriedade mas sempre com um sorriso no rosto.


Certificado de Shodan (1º Dan) nº 176763, comprovando que Lara Rodrigues é um Yudansha (Faixa-Preta) da AIKIKAI FOUNDATION, AIKIDO WORLD HEADQUARTERS(Hombu Dojo-Japão).