O Primeiro Instituto Familiar de Práticas, Estudos e Propagação do Aikido em Sergipe

Leon Oliveira - Yudansha Makoto (Shodan)


Fui apresentado ao Aikido por meu então professor de Educação Física em meados de 2006, quando ainda cursava o ensino fundamental,  e me tornei fã da arte. Mas foi em dezembro de 2010 que comecei minha verdadeira jornada no Aikido.

Desde então, venho descobrindo que aquilo que primeiramente me atraiu no Aikido (a questão das técnicas de defesa pessoal) é apenas uma parte do que se é adquirido quando se pratica tal arte. São bastante enfatizados, também, os princípios de sinceridade, respeito e convívio harmônico social, tanto dentro quanto fora do Dojo. E esse, para mim, é um diferencial que me cativou.

Fascinado por artes marciais em geral, eu poderia ter escolhido entre diversas outras opções, mas optei e opto por continuar com o Instituto Makoto principalmente pelo bem-estar espiritual que me é proporcionado graças à prática semanal, ao convívio com os princípios e ensinamentos disseminados pelos Senseis do Instituto e à aprendizagem mútua e contínua com os mais diversos praticantes, dos recém-chegados aos mais antigos.

Mantenho-me firme e em treino constante a fim de auxiliar a disseminação do Aikido e seus princípios, como também ajudar o próximo a evoluir física e espiritualmente, da mesma forma que me ajudaram e vêm ajudando todos esses anos. E, por isso, sou muito grato.



Certificado de Shodan (1º Dan) nº 160684, comprovando que Leon Oliveira é um Yudansha (Faixa-Preta) da AIKIKAI FOUNDATION, AIKIDO WORLD HEADQUARTERS(Hombu Dojo-Japão).